Edital do Concurso “INSPIRE-SE COM A MBM Brasil”

APRESENTAÇÃO

Com o intuito de contribuir com a formação de estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de todo o Brasil, e de se posicionar como empresa fornecedora de produtos com alta qualidade de materiais, design, preço acessível e sustentáveis, a MBM Brasil — empresa brasileira especialista em comércio exterior de produtos de acabamentos para construção civil, com operações em diversos países, atuando com pesquisas de produtos inovadores e de alta tecnologia de diversos segmentos, como revestimentos, móveis, eletrônicos, equipamentos, corporativo e soluções arquitetônicas — fez uma parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR) para promover a 2ª Edição do “Concurso INSPIRE-SE COM A MBM Brasil”.

REGULAMENTO

1. Objeto

O concurso tem por finalidade escolher as 4 (quatro) melhores propostas para a instalação de uma agência publicitária (setores: atendimento, criação e produção gráfica) em três pavimentos do Edifício Corporativo Swiss Re Tower, o edifício comercial mais emblemático de Londres, projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster, considerado um marco na sustentabilidade e na certificação de edificações de uso comercial.

Os projetos inscritos deverão conter em sua proposta, pelo menos, 5 (cinco) produtos de uma das marcas TechVinyl, Forbo, Spacia, Amtico e CrystalCor, comercializados pela MBM Brasil.

Espera-se que as propostas apresentem (no mínimo): alternativas para os revestimentos dos pisos e paredes e layout de mobiliários e equipamentos.

2. Participação

A participação é aberta aos alunos dos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e dos Cursos Técnicos ou Superiores de Tecnologia em Design de Interiores, regularmente matriculados em instituições de ensino (públicas ou privadas) devidamente autorizadas pelo Ministério da Educação – MEC.

Os trabalhos concorrentes deverão obedecer aos critérios estipulados por este Edital no que se refere ao tema, conteúdo e desenvolvimento.

Os trabalhos deverão ser inscritos individualmente e cada participante poderá indicar e desenvolver seu trabalho com orientação de um profissional (com registro no CAU) ou professor (ORIENTADOR). A indicação de um ORIENTADOR é facultativa.

Não existe limite de inscritos por escola (curso). A participação é aberta para alunos de todos os períodos, desde que atendidas as prerrogativas deste edital.

3. Comissões Organizadora e Julgadora

A organização do concurso será feita por uma equipe de profissionais que contará com associados da Regional Paranaense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-PR) e membros delegados da MBM Brasil (patrocinadora do concurso), e será presidida por um representante da Diretoria da Associação.

A Comissão Julgadora será indicada pela Diretoria da ASBEA-PR e será composta por 5 (cinco) profissionais. Essa comissão fará um relatório do processo de avaliação dos trabalhos, registrando os critérios adotados, bem como um parecer sobre os 4 (quatro) trabalhos classificados para a premiação.

A critério da Comissão Julgadora poderão ser proferidas até 10 menções honrosas, agraciadas com certificação de mérito.

A composição da Comissão Julgadora será divulgada 15 (quinze) dias antes do início do julgamento e deverá conter:

  • 03 profissionais (2 delegados e 1 suplente) indicados pela MBM Brasil (patrocinadora do concurso);
  • 04 profissionais (3 delegados e 1 suplente) associados à AsBEA-PR (organizadora do concurso), sendo um deles o coordenador do concurso.

É missão do coordenador do concurso: esclarecer as dúvidas dos participantes do concurso, coordenar o processo de julgamento e acompanhar a divulgação e premiação. As respostas às consultas serão enviadas ao remetente conforme cronograma do concurso. Os esclarecimentos que possam interessar ao conjunto dos participantes serão publicados no site e estarão disponíveis para consulta pública de todos os participantes do certame, bem como, seus respectivos orientadores. Só serão respondidas as perguntas encaminhadas pelos participantes inscritos no certame e de seus orientadores. O e-mail para consultas será: asbea@asbea-pr.org.br.

Deverão declarar-se impedidos, no prazo de 10 dias após a divulgação dos nomes, os membros indicados para compor a Comissão Julgadora que tenham vínculo de parentesco, profissional, didático, ou qualquer outro, com participantes do Concurso.

4. Critérios de Julgamento

Serão considerados para efeito de julgamento das propostas os seguintes critérios:

  • Criatividade na aplicação dos produtos comercializados pela MBM Brasil (no mínimo 5 [cinco] produtos);
  • Organização dos espaços internos (layout);
  • Flexibilidade de uso dos espaços e do mobiliário;
  • Plasticidade dos espaços;
  • Originalidade;
  • Qualidade e didática da apresentação gráfica;
  • Estratégias de Sustentabilidade (âmbito teórico, propositivo).

5. Apresentação dos Trabalhos

Todos os trabalhos enviados para concorrer deverão seguir as normas gerais de apresentação abaixo.

1. Os trabalhos deverão ser entregues em mídia impressa e digital;
2. Os trabalhos em mídia impressa devem ser entregues em cinco pranchas MODELO (a ser fornecida pela organização do concurso) no tamanho A3 da ABNT (42 x 29,7cm) com o lado maior na horizontal.
   a. As pranchas deverão ser numeradas no canto superior esquerdo, em um quadrado com 3x3cm, da seguinte forma 1/5, 2/5, 3/5, 4/5 e 5/5, indicando o seu número e o número total de pranchas.
3. Nas pranchas não poderão aparecer o nome ou logotipo do autor, orientador, universidade, curso ou escola, assinatura de desenhos e créditos de fotos que possibilitem a identificação do trabalho.
   a. Os trabalhos apresentados devem preservar o anonimato, condição que preserva a isonomia nos concursos.
4. Todos os textos, memoriais, explicações ou especificações deverão constar obrigatoriamente apenas nas pranchas, não podendo ser entregue texto avulso para fins de avaliação.
5. As pranchas devem ser consideradas independentes para fim de apresentação, ou seja, não deve ser utilizado o recurso de continuidade do desenho de uma para outra, pois não será possível a apresentação em sequência, tanto para julgamento como, posteriormente, para exposição.
6. Os trabalhos em mídia digital devem ser entregues em um CD-ROM em arquivo de imagem com extensão .jpg (42 x 29,7 cm com 300 dpi), cópia fiel das pranchas impressas.

A identificação dos trabalhos se dará somente no final do julgamento. Para tanto, o autor deverá colar com fita adesiva no verso da primeira prancha um envelope fechado, de forma a ser facilmente destacado, contendo a ficha padrão de identificação, disponível para impressão no site do concurso http://www.mbmbrasil.com/concurso/ , devidamente preenchida com os seguintes dados:

  • Modalidade de participação (individual);
  • Nome completo do autor, endereço completo, telefone e e-mail;
  • Nome completo do professor orientador (com titulação), endereço completo, telefone e e-mail;
  • Nome completo da instituição de ensino superior (não apresentar apenas a sigla);
  • Foto do autor com o professor orientador.

OBS: Deverá ser colocada no mesmo envelope outra folha, impressa, com breve descrição do trabalho e memorial justificativo da proposta com no máximo 30 (trinta) linhas, destinada à posterior divulgação. O envelope contendo este texto somente será aberto após o final dos trabalhos de julgamento.

O envelope deverá estar identificado como FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.

Os trabalhos devem ser apresentados em pranchas sem dobrar. Se for necessário dar maior rigidez à embalagem ou proteção ao trabalho, poderá ser acrescentada a ele mais uma folha de papelão ou outro material leve e não espesso.

Os trabalhos não poderão estar colados sobre base rígida, como madeira compensada, isopor ou material semelhante que implique em peso ou espessura, bem como apresentar molduras e relevos acentuados. Para apresentação, se necessário, pode ser utilizada base leve e fina, como papel cartão, cartolina ou plastificação, com no máximo 1 milímetro de espessura, que permita a posterior fixação em painel rígido padronizado.

O conjunto das pranchas deve ser embalado com papel forte, pardo ou kraft, para garantir o sigilo e evitar o extravio de parte do trabalho, sendo encaminhado à Comissão Organizadora dessa forma. Este invólucro, ao ser recebido pela Comissão Organizadora, será destruído, numerando-se o envelope fixado no verso da primeira prancha e as próprias pranchas, aleatoriamente, com o mesmo número, estabelecendo-se desta forma o anonimato. Terminado o julgamento serão abertos os envelopes identificando os autores dos trabalhos.

Será permitida a apresentação de maquetes virtuais por meio de vídeos gravados (máximo de três minutos) em formato avi e mpeg. Estes deverão ser entregues em CD-ROM ou DVD-ROM, separado da ficha de identificação.

O envelope do vídeo deverá estar identificado como ANIMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL.

Deve-se cuidar para que na mídia não constem informações que permitam reconhecer o autor da proposta, bem como seus respectivos orientadores, pois isso acarretará na desclassificação do trabalho.

Respeitadas as restrições de número, tamanho e diagramação básica, a apresentação é livre, permitindo-se o uso de qualquer tipo de papel, cópia, fotografia, uso de cor, colagens, técnicas de desenho, plotagens, maquetes eletrônicas, etc.

O concorrente deverá atentar para a legibilidade dos textos e desenhos que possibilitem a sua perfeita compreensão e avaliação, além da futura reprodução das pranchas.

6. Prazo e Envio dos Projetos

Os trabalhos devem ser enviados via Correios com AR (Aviso de Recebimento), via transportadora (ou qualquer outro meio de entrega) ou ainda entregues pessoalmente, por representante da instituição de ensino, na sede da AsBEA-PR.

CONCURSO “INSPIRE-SE COM A MBM”
Av. Cândido de Abreu, 427 – Cj. 307 – A
CEP: 80.530-909 – Centro Cívico
Curitiba – PR
Fone/Fax: +55 41 3024-0090
E-mail: asbea@asbea-pr.org.br

Os trabalhos deverão ser remetidos impreterivelmente até o dia 13 de agosto de 2013 ou entregues pessoalmente, ou por um representante, na sede da AsBEA-PR até as 18h00 horas do dia 16 de agosto de 2013. (Para os trabalhos enviados via Correios ou transportadora, será considerado o carimbo da postagem e/ou de conhecimento emitido por transportadora).

É de responsabilidade de cada participante a embalagem dos projetos concorrentes, bem como os custos relativos à remessa, observando as instruções e preenchimento do formulário de remessa, disponíveis para impressão no site do concurso.

7. Prêmios

O autor, o professor orientador e o estabelecimento de ensino de cada um dos 4 (quatro) trabalhos selecionados como finalistas receberão um diploma de mérito, no qual constará a qualificação do trabalho, dada pela Comissão Julgadora. Os demais autores participantes do concurso receberão certificado de participação.

A critério da Comissão Julgadora poderão ser atribuídos aos participantes do concurso certificados de menção honrosa aos trabalhos que sejam julgados dignos deste mérito.

Será atribuído a cada um dos 4 (quatro) finalistas, sem ordem classificatória, o título de vencedores do concurso. E todos serão agraciados com o troféu “INSPIRAÇÃO MBM BRASIL 2013”.

  • Dentre os vencedores a Comissão Julgadora escolherá a melhor proposta (“O GRANDE VENCEDOR”). O autor deste projeto receberá uma viagem para a Holanda, para conhecer a arquitetura contemporânea de Amsterdã (passagens, hospedagem e mais USD 500,00). Além disso, escolherá uma ONG ou associação beneficente para a doação de 100m² de pisos da Techvynil.
  • O ORIENTADOR (profissional ou professor) receberá uma viagem (com acompanhante) para um final de semana em Buenos Aires (passagens, hospedagem e mais USD 500,00).
  • Os outros três vencedores receberão um iPad com tela Retina da Apple.

8. Divulgação dos Resultados, Cerimônia de Premiação e Entrega dos Prêmios

Ao término do julgamento, será encaminhado por e-mail para todos os participantes e divulgado nos sites da MBM Brasil o resultado do concurso, por meio de uma lista contendo os 5 (cinco) trabalhos classificados, podendo haver menções, bem como a ata de julgamento.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 30 de agosto de 2013, às 20h, no Show Room da MBM Brasil em Curitiba.*

Av. Sete de Setembro, 4363.
Água Verde, Curitiba-PR
Cep: 80250-210
Fone: 3024-1090

*A data e o local da premiação estão sujeitos a alteração com aviso prévio aos participantes.

9. Publicação

Os trabalhos premiados também serão divulgados em mídia impressa e digital de veículos de comunicação da área, reconhecidos nacional e regionalmente, e oportunamente em outros meios a serem definidos a critério da Comissão Organizadora. Todos os trabalhos classificados precisarão ser readequados de acordo com as normas e prazos a serem fornecidos na oportunidade para os respectivos autores.

10. Disposições Gerais

O julgamento será realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 23 de agosto de 2013.

As decisões da Comissão Julgadora serão fundamentadas e delas não caberão recursos;

Os trabalhos não serão devolvidos e ficarão à disposição dos interessados na sede da MBM Brasil por um prazo de 60 dias a contar do término dos julgamentos.

Os interessados deverão avisar por e-mail (asbea@asbea-pr.org.br) que pretendem retirar o trabalho, com uma antecedência mínima de dois dias, para as providências necessárias.

Os trabalhos que receberem menção e prêmios ficarão em poder da Comissão Organizadora e poderão ser expostos em local e data a critério da organização. Todos os trabalhos premiados e menções constituirão acervo da organização e não serão devolvidos aos autores.

A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou perdas totais ou parciais, tais como: atos de vandalismo, furto, incêndio, desabamento, enchente, dentre outros, que possam ocorrer com os trabalhos concorrentes.

Serão sumariamente desclassificados os trabalhos que descumprirem qualquer item deste regulamento.

A simples entrega dos trabalhos implica na tácita aceitação de todas as condições e normas deste regulamento e aos seus resultados, renunciando o autor e/ou professor orientador e/ou escola a quaisquer ações judiciais, interpelações e/ou recursos.

Serão desclassificados os concorrentes que não cumprirem todas as exigências deste regulamento.

Todos os autores participantes, premiados ou não, concordam em ceder aos realizadores: MBM Brasil e AsBEA-PR, como seus patrocinadores, caso estes venham a se interessar, os direitos de publicação dos trabalhos apresentados em qualquer meio de divulgação, bem como permitem a utilização de seus nomes e imagens para divulgação deste concurso e dos seus resultados em qualquer órgão de comunicação, sem qualquer ônus para as partes envolvidas.

Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, sendo as decisões desta Comissão, soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

11.  Cronograma

10/12/2012 Pré-Lançamento do Concurso – Festa de Final de Ano da AsBEA-PR
04/02/2013 Lançamento Oficial do Concurso
15/07/2013 Prazo máximo para envio das perguntas ao coordenador do concurso.
As perguntas e as respostas serão publicadas em blocos, de acordo com a demanda, nos dias: 05, 12, 19 e 26/04 ; 03, 10, 17, 24 e 31/05; 07, 14, 21 e 28/06; 05, 12 e 19/07.
14/07/2013 Prazo máximo para a inscrição dos participantes
13/08/2013 Prazo máximo para envio dos trabalhos por correio ou transportadora
16/08/2013 Prazo máximo para entrega dos trabalhos em mãos
22 e 23/08/2013

Julgamento dos trabalhos concorrentes

26/08/2013 Divulgação dos trabalhos finalistas (vencedores)
2013* Cerimônia de Premiação
04/10/2013 Prazo máximo para os participantes do certame retirarem seus trabalhos

*Data a ser confirmada.

FAQ